SINDIJUFE-MT confirma participação nas ações do Dia Mundial da Limpeza, que acontecerá em Cuiabá no dia 15 de setembro

Na manhã desta terça-feira (04/09) o SINDIJUFE-MT recebeu a visita do Diretor do Grupo Teoria Verde e Coordenador Nacional do Dia Mundial da Limpeza, Jean Peliciari. Em reunião com a Presidente do Sindicato, Jamila Abrão e a Gestora Joseanne Nonato Zark, ele explicou como o Dia Mundial da Limpeza está sendo organizado em Cuiabá e pediu a parceria do Sindicato, ficando definido que o SINDIJUFE-MT apoiará a organização, não apenas com a participação direta nas ações que serão desencadeadas no dia 15 de setembro, na Orla do Porto, como também ajudará na divulgação do evento e também fará a doação de luvas, além de confeccionar camisetas a serem distribuídas para os servidores do Judiciário Federal que participarem das ações do Dia Mundial da Limpeza.

Jean explicou que mais de 300 cidades brasileiras terão ações no Dia Mundial da Limpeza, mas destacou que em Cuiabá deverá acontecer a maior de todas as ações de limpeza voluntária já realizadas. "As ações daqui são voltadas para a proteção do Pantanal, e por isso temos que realizar um grito diferente, com o objetivo de disseminar a nossa causa para o mundo todo", disse ele, complementando que em 2016 foram recolhidas 30 toneladas de lixo e em 2017, mais 30 toneladas. Televisão, geladeira, fogão, sofá e até carcaças de veículos serão recolhidos, numa verdadeira operação de limpeza.

"Tem muito lixo nesta região, e precisamos chamar a atenção para três pontos. Em primeiro lugar, devemos conscientizar a população de que o lixo jogado no chão vai parar no Rio Cuiabá e, por consequência, no Pantanal. Vamos chamar a atenção também para as instituições públicas, para que tomem medidas mais efetivas diante deste problema. Precisamos melhorar a limpeza urbana e precisamos também da execução de projetos que impeçam que o lixo venha a poluir os córregos, rios e o Pantanal. O terceiro item que queremos chamar a atenção é com relação às empresas públicas e privadas, para que também elas dêem uma destinação correta para o lixo que produzem. Portanto, atuaremos em 3 vertentes para amenizar os impactos do lixo em nossas vidas".

A Presidente do SINDIJUFE-MT confirmou a participação do Sindicato no Dia Mundial da Limpeza. Jamila Abrão parabenizou os voluntários do grupo Teoria Verde e revelou que é uma entusiasta e participa de ações como voluntária desde criança, e nesse caso em especial, pois "Preservar a natureza, o meio ambiente equilibrado é uma questão que transcende qualquer prioridade", disse ela, colocando o Sindicato à disposição de todos os projetos afetos à Teoria Verde.

Para a Presidente do SINDIJUFE-MT, Jamila Abrão, “O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA”, com ações coordenadas em todo Brasil, em mais de 300 cidades e em 150 Países, no próximo dia 15, trata-se de ação imprescindível para um meio ambiente equilibrado e, no caso de Cuiabá, visando, em destaque, a preservação do Pantanal. “Todos devemos nos comprometer com o meio ambiente sustentável, disseminando a consciência de que a limpeza, a coleta seletiva de lixo, que começa dentro de nossas casas e até mesmo a energia solar, são ações que deverão ser cada vez mais implementadas, como ações vitais para um mundo melhor para essa e futuras gerações”, ressaltou.

Jamila perguntou a Jean o que o Sindicato poderia fazer para ajudar nas ações do Grupo e o Diretor respondeu que a ajuda do Sindicato será muito bem-vinda, sobretudo na divulgação. "Cada um pode ajudar no seu grupo de comunicação, e o SINDIJUFE-MT pode contribuir, por exemplo, mobilizando os servidores não apenas a participar das ações do Dia Mundial da Limpeza como também gravando vídeos e postando nas redes sociais, promovendo o evento. Vocês também podem ajudar nesta causa implantando uma atitude por mês em seus próprios ambientes de trabalho, por exemplo, eliminando a utilização de copos descartáveis".

SAIBA QUEM É O GRUPO TEORIA VERDE

Atitude verde e um estilo de vida mais ecológico e sustentável: Estas são as propostas do grupo Teoria Verde, que, na prática, tem feito a diferença tanto em Cuiabá como em várias outras partes do Estado. Para se ter noção, em menos de dois anos foram 49 ações de limpeza, 3 mil voluntários e 180 toneladas de lixo recolhidos. Os principais pontos de atuação estão em Chapada dos Guimarães e região metropolitana da capital, protegendo assim, as baías do Pantanal, como a de Chacororé e Siá Mariana. “Nosso foco é salvar o Pantanal. Não queremos que essa região seja conhecida mundialmente como a maior área alagável de água doce do mundo com Lixo”, afirma o diretor do grupo, Jean Peliciari.

CONCENTRAÇÃO NO DIA 15 DE SETEMBRO

A concentração será na Orla do Porto, em Cuiabá, com ações das 8h ao meio-dia, e não apenas os servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso estão convidados a participar com seus amigos e familiares, mas toda a população, incluindo as empresas públicas e privadas. Um mês após o Dia Mundial da Limpeza, Jean revelou que pretende trazer para Cuiabá outro grande evento alusivo a esta causa, que será a Semana do Lixo Zero. O Teoria Verde já tem inclusive  a parceria do World Wide Fund for Nature (WWF), organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, através de um Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

Luiz Perlato/SINDIJUFE-MT

04 04 2018

• REFORMA DO ESTATUTO/SINDIJUFE-MT retoma votação no TRE. Veja como foi a votação na JF

• Encontros da Fenajufe apontam a necessidade de união da Categoria para enfrentamento dos ataques a direitos

• Servidores federais cobram negociação e resposta à pauta no Planejamento

• Rumo a uma economia sem trabalhadores?